Avaliação Psicopedagógica - TESTE DE ESCRITA E LEITURA
Aplicando e Analisando
Por: Psicopedagoga Jossandra Barbosa
O teste de avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita do aluno são chamados de Provas Pedagógicas, estou disponibilizando aqui um dos testes elaborados por mim que pode ser usado em sua prática psicopedagógica. Está página não pode ser copiada em sua integra ficando somente o teste para sua disposição pois ele faz parte da apostila: " Avaliação Psicopedagógica- Testes e técnicas como usar e interpretar na prática " a que está a venda juntamente com Trinta testes de leitura e escrita no seguinte link http://www.lojavirtualdopsicopedagogo.com.br/2014/06/testes-de-leitura-e-escrita.html
OBJETIVO:
Investigar o nível de aprendizagem dos aprendentes e detectar as dificuldades
de aprendizagem.
Público:
Crianças a partir de sete anos, pré-adolescentes, adolecentes, jovens e adultos.
Teste:
PARA BAIXAR ESTE TESTE EM PDF
Bem você deve estar pensando....
"-Só isto? Esta atividade tão simples o que ela pode revelar?"
Então, você ficará surpreso(a) com a quantidade de descobertas que podemos fazer com ela.Vamos a análise?
jossandrabarbosa@gmail.com ou psicopedagogiando@bol.com.br
Orientações de
Interpretação dos Resultados
Uma criança com seis a sete anos com seu desenvolvimento
cognitivo normal e uma boa formação escolar já consegue realizar esta atividade
sem problemas por isso uma criança com esta idade ou superior ou até mesmo
adolescentes e adultos que não a consigam realizar devem ter algo de
errado.Vejamos o que buscamos saber em cada questão.
1º Questão.
Uma criança aprende a fazer seu nome, geralmente no
infantil 1(1º período) com quatro anos. Algumas conseguem fazer o nome todo,
outros parte deles e em letras de formas (dependendo da orientação da escola).
Queremos analisar em que grau cognitivo a criança se
encontra então vamos observar:
- · Se ela escreve o nome corretamente;
- · Se ela mistura maiúsculas com minúscula;
- · Se ela escreve com ortografia correta (Maiúsculas minúsculas e acentos ortográficos)
- · Se ela tem letras invertidas;
- · A postura que ela escreve, como pega no lápis;
- · Se tem a grafia comprometida ( letra incompreensível) ou se apresenta algum distúrbio motor;
Escrever o próprio nome deve ser uma tarefa bem simples
mas que também pode revelar aspectos
inconsciente que o psicopedagogo deve estar atento tais como:
- · Ansiedade e medo de errar;
- · Negação ao eu, a quem a criança é , por se negar a escrever o próprio nome pór um conflito interno;
- · Agressividade ao se negar fazer uma atividade tão simples;
Toque especial: O psicopedagogo é um investigador e deve
estar atento aos pequenos detalhes, até aquilo que ele ache insignificante.
“Observe o que a criança fala enquanto faz a atividade, tente não interferir na
forma como ela faz, cada vez que ela lhe perguntar: -” Ta bom ?” você sempre
deve responder com outra pergunta que instigue o cliente –“ O que você acha,
você gostou? Acha que pode ser melhor?” Lembre-se você quer o natural do seu
cliente se você influenciar em seu comportamento durante a avaliação não terá
uma avaliação de sucesso. (O que é diferente na intervenção onde você DEVERÁ
interferir na resistência , negação e comportamentos disruptivos).
2ª questão
Além de tudo que já foi falado nesta questão você vai perceber:
·
O conhecimento de
associação das palavras, fonemas e figuras que a criança faz.
Preste atenção, nesta atividade foi usada uma vaca, um
coelho, um elefante e uma tartaruga de propósito eu escolhi estas figuras, Por
que?
A crianças vê,relaciona imagem ao que ela já tem em seu
banco de memória, imagem, palavra, sons e fonemas então ela escreve o resultado
de todo o processamento desta informação encontramos nesta questão dois
possíveis transtornos e déficit cognitivo.
1. Crianças com dislexia escrevem da forma como processam o
som dos fonemas (distúrbio fonológico) por isso elas escrevem F no lugar de V,
mas acreditam que estão escrevendo certo apesar de conhecerem todo o alfabeto continuam escrevendo as letras
graficamente trocadas ou com sons trocados então Vaca fica Faca,
elefante vira elebante ou elepante ou seja terá troca de fonemas;(nesses casos o processo de
intervenção deve ter ajuda fonoaudiológica para trabalhar os sentidos de
audição, fala e a consciência fonológica)
2. A omissão de letras não indica necessariamente de um
transtorno mas sim uma dificuldades, crianças com problemas emocionais ou mal
alfabetizadas tendem a escrever ortograficamente as sílabas complexas com
omissões por exemplo: elefate(elefante)
, coelo(coelho), tataruga(tartaruga) por mais que elas falem corretamente,
escrevem ortograficamente erradas.(aqui o processo de intervenção é orientar a
criança para escrever corretamente as silabas complexas e os dígrafos- uma
criança sem transtornos de aprendizagem conseguem superar esta dificuldade em
poucos exercícios de intervenção )
3. Outra coisa muito importante nesta questão , de acordo
com Emília Ferreiro, o desenvolvimento da escrita se dá em várias etapas ,uma criança com deficit cognitivo
pode apresentar atraso no desenvolvimento da compreensão e co-relação da imagem
e escrita.Por exemplo uma criança de dois anos escreve elefante com muitos
riscos e rabisco porque ela associa o tamanho da imagem ao tamanho da figura.
Então uma criança que escreve muitas letras sem sentido para escrever as
palavras vaca e elefante ou um a, duas ou três letras sentido para escrever
coelho e tartaruga podem indicar um atraso no desenvolvimento cognitivo da
criança analisada.
3ª e 5º Questão
Sempre lembrando que tudo já descrito a ser observados na
questão 1 e 2 você sempre deve estar atento para todas as outras questões.
Nesta questão estamos buscando duas coisas : no noção de seqüência lógica e de
espaço-temporal da criança analisada.
Uma criança com desenvolvimento cognitivo normal deverá
dizer onde a menina está, o que o menino está fazendo, que animal leva a menina
então a frase formada verbalmente ou por escrita (pq nem sempre a criança
consegue escrever o que pensou pelos problemas já citados acima) deve conter
algo parecido com “O menino está levando a menina no cavalo” .
Se a criança investigada não consegue fazer esta relação
da imagem com um tempo e espaço numa seqüência lógica já é sinal de um problema
a ser investigado.
Na 5ª questão é apenas um esforço de repetir o que a
questão 3 e as demais não revelaram se o que você já tem é suficiente para ser
analisado não precisa fazer a questão cinco.lembrando sempre as Atividades
pedagógicas são as mais díficies de realizar durante as sessões de avaliações
Psicopedagógicas pois as crianças não querem repetir o que fazem na escola, em
casa e nas aulas de reforço.Por isso tenha sempre a preocupação de não
relacionar quantidade a qualidade e busque resultado nos detalhes do que seu
cliente conseguiu produzir.
4º
questão
Por que não começar com o alfabeto, seria mais lógico
saber que letras e sons ele não conhece. Certo? Errado!!!!
Em todo o ensino infantil não nada mais chato para uma
criança do que fazer o alfabeto, e para uma criança do ensino fundamental ou um
adolescente e até mesmo um adulto seria um insulto não saber fazer o alfabeto
(mesmo que ele não saiba). Então depois de três questões você saberá se é
necessário ou não pedir que seu cliente faça o alfabeto.
E como decidir se ele faz ou não? É bem simples.
Se ele foi bem nas outras questões e não mostrou
dificuldades em escrever o nome, denominar os seres e até fez frases é porque
ele conhece bem o alfabeto.
Entretanto se ele trocou letras, omitiu ou repetiu nas
questões anteriores é necessário saber duas coisas: Se o indviduo investigado
conhece realmente o alfabeto, se sua
memória de longo prazo funciona bem, se mistura o som dos fonemas ou
seja é de extrema importância que a pessoa faça o alfabeto e depois leia para
que você analise a escrita e a leitura
das letras.
E se a pessoa se recusar a fazer?
Se ela disser que é fácil o desafie...-“ Se é tão fácil
me mostre que você sabe”
Se ela demonstrar falta de interesse ou preguiça o
incetive..”Vmos lá eu sei que você consegue”
...Bem sei o que você está pensado!
“Mas estou influenciando o resultado e você disse para
não fazer isto”
Neste caso você precisa tirar a dúvida, precisa do
resultado seja ela qual for, não fazer de jeito nenhum por recusa, medo ou
preguiça não trará uma analise completa então você tem que estimular mesmo com
incentivos que a pessoa faça a atividade.
6ª questão
Na sexta questão temos uma avaliação de leitura.Aqui o
objetivo é :
·
perceber como o aluno
ler;
- · se ele reconhece a escrita;
- · se ele entoa as palavras corretamente;
- · a freqüência das sílabas;
- · e a interpretação do que leu.
Crianças com déficit cognitivo dependendo do grau
conseguem ler mas não relacionam a seqüência lógica de interpretação vejamos a
leitura:
O
texto é nível é bem simples, seria para uma criança de cinco a seis anos, sem
muitas sílabas complexas,não há dígrafos e nem polissílabas, dessa forma de
fácil leitura e entendimento.Na interpretação queremos saber apenas três
coisas:
Quem
é o Lelé Porque o Lelé é mané? Que bicho é o Lelé?
São
respostas simples não é? Não para uma criança com transtorno como a dislexia ou
com atraso cognitivo. Se o cliente leu e não consegui escrever as respostas mas
consegui responder corretamente as três perguntas é porque provalvelmente ele
não tem problemas de leitura mas sim de escrita. Se ele respondeu com erros
ortográficos mas as respostas estão certas provalvemente seu cliente não tem
transtorno de leitura e nem de escrita apenas uma dificuldade ortográfica.Mas
se ele não consegui responde nem com a escrita e nem verbalmente é porque um
defcit congnitivo leve ou severo deve existir.
Se
o cliente não consegue ler ,leia para ele em voz alta e depois da primeira
leitura leia as perguntas todas de uma vez, depois volte pra primeira. Uma
criança com apenas dificuldades de leitura e até mesmo transtorno de leitura e
escrita conseguirá interpretar quem é o Lele, porque ele é Mané e que bicho ele
é. Se a criança houve duas ou três vezes a história levante hipóteses de
problemas com memória de longo prazo, atraso mental(congitivo) e problemas
psicomotores (espaço-tempo) a serem investigados em outras provas.
7ª
questão
A sétima questão é um tira dúvida pois se durante as
outras questões você continua com dúvida sobre dificuldades
,dislexia,disortográficas ou déficit cognitivo este é o exercício tira teima.
Use palavras estratégias:
·
bala,fala,sala,tala
·
chapéu,folha,piolho
·
também,bombom
·
armário,pedra,credo,vidro
·
borboleta,liquidificador
Analise cada palavra escrita pelo seu observando, grafia,
erros, acerto (principalmente acerto) compare com as outras questões, se você
perceber que a pessoa acertou algo que em outra questão errou, tenha bastante
atenção e analise porque ela errou. Leve em conta o stress emocional, se ela se
alimentou se está a vontade com você, se sentiu estímulo, se esta mantendo um
mecanismo de defesa para você não o analisar, as pessoas fazem isto
inconscientemente e você deve estar preparado para entender quando isto
acontecer.
Sempre lembre-se durante a avaliação é muito importante:
·
Que sua expressão do
rosto mostre serenidade e tranqüilidade;

·
Não mostre ansiedade
caso seu cliente não lhe dê resultado naquela sessão;
·
Tente novamente a
atividade não numa sessão na sequencia porque poderá afasta-lo das sessões e de
seu consultório;
·
Intercale as
atividade, não precisa seguir a risca a seqüência dos teste.Cada cliente é
diferente e deve ser tratado com suas especificidades. Se for preciso mude seu
planejamento do dia, seja criativo pois você pode fazer todas estas análise com
uma simples folhas de papel, canetinhas, giz de cera e tinta.
Amigos psicopedagogos espero que tenham gostado este é
apenas o primeiro de muitos materiais que estou preparando para vocês. Teremos a continuação desta postagem sobre números, desenhos, cores, colagem não apenas com dicas mas com
orientações do que você deve ou não fazer. Aceito sugestões, criticas, dicas ,
relatos de casos tudo que possa contribuir para a melhoria deste trabalho.
Envie para nosso e-mail e até a próxima postagem.Se você quiser deixe um
comentário logo abaixo eu vou amar ler sua opinião e sugestão.
REFERÊNCIAS:
ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Clinica: O despertar das Potencialidades.Rio de Janeiro, Wak Editora. 2012.
CHAMAT, Leila S. José. Teste de Diagnostico psicopedagógico. O diagnostico clínico na abordagem interacionista. Editora Vetora,São Paulo, 2004.
REFERÊNCIAS:
ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Clinica: O despertar das Potencialidades.Rio de Janeiro, Wak Editora. 2012.
CHAMAT, Leila S. José. Teste de Diagnostico psicopedagógico. O diagnostico clínico na abordagem interacionista. Editora Vetora,São Paulo, 2004.
FERNANDES,
Eliane Dutra. Psicomotricidade: um passo
para vencer as dificuldade de aprendizagem. in: SAMPAIO, Simaia; FREITAS,
Ivana Braga de.(Org.)Transtorno e Dificuldades de Aprendizagem: Entendendo Melhor os Alunos com
Necessidades Educativas Especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.pag 223-249.
MARINHO,
Hermínia R. B.; MATOS JUNIOR, Moacir A.;SALLES FILHO, Nei Alberto; FINCK,
Silvia Christina M. Pedagogia do
movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: IBPEX, 2007.
MORA, Estela. Psicopedagogia Infanto - Adolescente: a infância-do segundo ano até o oitavo ano de vida. Tradução: Daniela Falcão, Dra. Lea Távora Ochs, Monica Nehr, Stella Machado. Edição MMXI, CULTURAL S.A, V.3. p.244-354.
MORA, Estela. Psicopedagogia Infanto - Adolescente: a infância-do segundo ano até o oitavo ano de vida. Tradução: Daniela Falcão, Dra. Lea Távora Ochs, Monica Nehr, Stella Machado. Edição MMXI, CULTURAL S.A, V.3. p.244-354.
RAMALHO,
Danielle Manera. Psicomotricidade: corpo
e pensamento em ação. In: SAMPAIO,
Simaia; FREITAS,Ivana Braga de.(Org.)Transtorno e Dificuldades de Aprendizagem: Entendendo Melhor os Alunos com
Necessidades Educativas Especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.pag. 250-265.
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem: A psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: 3ª Edição. Wak Editora. 2011.
SOARES,Alessandra Elisa. Neuropsicologia Para um Novo Milênio. Vol. 1.São Paulo: All Print Editora.2012.
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem: A psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: 3ª Edição. Wak Editora. 2011.
SOARES,Alessandra Elisa. Neuropsicologia Para um Novo Milênio. Vol. 1.São Paulo: All Print Editora.2012.
jossandrabarbosa@gmail.com ou psicopedagogiando@bol.com.br
Parabéns Jossandra, tudo muito explicadinho, não tem como errar né? adorei o material, você como sempre se superando!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirObrigada por compartilhar os seus conhecimentos.... já vou colocá-lo em prática
ResponderExcluirMuito bom Jossandra, obrigada pela ajuda é maravilhoso contar com sua atenção.
ResponderExcluirNão consegui baixar; podes enviar para meu e-mail? edson.damiao21@gmail.com
ResponderExcluirJô parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar conosco!!
ResponderExcluirParabéns !!! Sucesso, você é nota mil.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar.... grande abraço,
ResponderExcluirObrigadas a todas , para as que não conseguiram baixar a avaliação eu coloquei no grupo psicopedagogiando a opção de baixar direto do grupo no facebook. Agora é só praticar.
ResponderExcluirObrigada querida Jossandra!! É muito bom ter pessoas como vc que dividem seus conhecimentos com o intuito de ajudar outros profissionais a desenvolverem um bom trabalho! Sou estudante d psicopedagogia e suas publicações tem me esclarecido em muitas de minha dúvidas e questionamentos!!! Que Deus a abençoe infinitamente!! Muito obrigada! bj
ExcluirJossandra, muito bom este material, obrigada por compartilhar o seu saber! Parabéns!
ResponderExcluirJossandra
ResponderExcluiradorei e já apliquei o teste com 3 alunos.
uma observação que acho relevante te passar que as 3 alunas tiveram dificuldade em identificar que animal seria o tigre na atividade 5. Usaram leão (15 anos - deficiência intelectual - 8ª série), zebra (8 anos - 2º ano - em avaliação), onça (12 anos - 4º ano - dislexia). quando me perguntaram que animal era, devolvi a pergunta, "o que vc acha que é?" e deixei fazerem a frase com o nome do animal escolhido. Qual a sua opinião a respeito? eu deveria trocar o animal? deveria dizer que é um tigre? ou o que?
Aguardo a sua valiosa opinião
abração
Rosi
Parabéns minha querida.. você é 1000000
ResponderExcluirAdorei a postagem! Muito obrigada por compartilhar conosco! bjs
ResponderExcluirEstou apaixonada pelo seu blog.! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
ResponderExcluirobrigada por compartilhar
ResponderExcluirOlá muito lindo seu blog!!! Gostaria de tirar uma dúvida: Qual é a carga horária do psicopedagogo? Prestei um concurso passei e assumi com 40 h semanais e outros concursos municipais que estão ocorrendo são de 30 h e com um salário 3 vezes maior que o meu. obrigada abraços Arle
ResponderExcluirParabéns!!
ResponderExcluirSou estudante de Psicopedagogia e você conseguiu reunir tudo de maneira clara e com uma linguagem simples...
Arrumando meu material de professora descobri que você foi minha aluna na turma de Supervisão... Fico muito feliz pelo seu desempenho.
Olá Jossandra tudo muito organizado!
ResponderExcluirEstou concluindo minha pós-graduação em Psicopedagogia. Estava fazendo uma pesquisa quando me deparei com o seu blog. Muito bom compartilhar. Não levará para a faculdade dos mortos ( o cemitério ) o seu aprendizado. Tenha certeza, quanto mais se ensina, mais se aprende.
Adorei querida Jó,
ResponderExcluirGostaria de receber este material, pois vou fazer um estudo de caso com uma criança sobre leitura escrita e fala estou fazendo Pós-graduação em Psicopedagogia Clinica, que bibliografias sobre o assunto vc me indica? Ficarei grata em me enviar, bj
Adorei...manda para mim por imail.nescaumartins@yahoo.com.br. obrigada...bjos
ResponderExcluirParabéns, com certeza um material assim contribui bastante para o nosso trabalho. Vá em frente seu trabalho é sensacional.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conhecimentos tão valiosos para nós estudantes de psicopedagogia...bjs
ResponderExcluirParabéns, obrigada por compartilhar ..bjs
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirTenho visitado seu blog e cada vez mais te admiro.
Parabéns pela competência e pelo muito que tem nos ajudado!
Dejanira
Parabéns pelo conteúdo ensinado, fiquei encantada com a simplicidade e eficiência da atividade. Gostaria de receber mais material no meu email girlane_santos2007@hotmail.com. Obrigada!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEstou aprendendo muito com vc. Agradeço sua disponibilidade e dedicação.
ResponderExcluirGostei muito de seu conteúdo e obrigada por partilhar seus conhecimentos
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGostei muito bom. Mais me tira uma duvida. Em relação a escrita das palavras com os animais costumo avaliar da seguinte maneira, coloco desenhos com palavras polissilaba, trissilaba, dissilaba e monossilaba, depois peço para que escolham uma figura e escreva uma frase. Neste caso qual seria a diferença no seu teste? que outros pontos poderiamos observar?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá, sou professora e psicopedagoga. Estou gostando muito de visitar seu blog,
ResponderExcluirquero deixar aqui meu pedido para postar atividades que trabalhe o inicio da alfabetização, mais voltada para a síndrome de down.
Menina, você falou tudo que eu precisava ouvir,show de profissional...
ResponderExcluir