PARTICIPE

PARTICIPE
150,00 A MENSALIDADE

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Estudo de Caso- Usando a EOCA e a Caixa Lúdica

Estudo de caso: Usando EOCA e CAIXA LUDICA

Avaliação realizada em 2013 pela psicopedagoga Jossandra Barbosa.O nome da criança foi alterado para preserva sua identidade.

Não sai sem deixar um comentáriozinho!!
Luiza tem 10 anos, faz o quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública. Foi encaminhada para a avaliação psicopedagógica por apresentar dificuldades na leitura, na escrita e nas operações matemática e por possuir um rendimento acadêmico insuficiente para sua aprovação. A queixa principal da escola foi a não aprendizagem de Luiza. A queixa da mãe foi o nível da escola e greves. O objetivo da consulta avaliar Luiza e ver se a mesma tem capacidade de ir para uma escola particular. (objetivo da mãe)
A sessão de Eoca e a hora do jogo foram realizadas separadamente, mas serão aqui interpretadas em conjunto para uma avaliação completa dos resultados atingidos com esta avaliação.
A partir das informações coletadas com os instrumentos de avaliação psicopedagógica e das observações tidas durante as sessões chegamos a seguinte síntese diagnóstica a respeito de Luiza.

      a)    ASPECTOS COGNITIVOS
ü  Luiza apresentou uma Estrutura do pensamento bem organizada, mostrando inciativa, criatividade, organização e disposição para realizar todas as atividades. Planejou suas criações, executou e realizou com perfeição e entusiasmos durante os testes da Hora do Jogo e Eoca.
ü  Mostrou ter domínio de todas as atividades propostas com atenção e antecipação dos resultados.
ü  Sua Modalidade de aprendizagem é predominante hipoacomodativa;
ü  Sua capacidade de antecipação seqüência lógica foram observados em vários momentos dos testes e satisfatoriamente respondidos; e
ü  Luiza não apresentou dificuldades de concentração e memorização.
ü   
      B)   ASPECTOS PEDAGÓGICOS
ü  Luiza encontrou dificuldades de leitura, com troca e omissão de letras durante a leitura,  demonstrou o não conhecimento de sílabas complexas e dígrafos, em especial os dígrafos nh,ch e lh.
ü  Seus desenhos apresentaram resultados excelentes. A coordenação motora fina apresenta bons resultados,  a letra é legível e organizada. O traçado das letras e desenhos é firme e contínuo. Os desenhos são bem criativos, pintados dentro da área limitada e bem articulados;

       B)   ASPECTOS AFETIVOS-SOCIAIS
a)    Durante a EOCA(Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem e na Entrevista com o sujeito) :
ü  a criança revelou aspectos de conflitos familiares. Mostrando ressentimentos por acontecimentos passados e insatisfação com situações presentes.
ü  Também foram revelados que os vínculos com o objeto do conhecimento está quebrado, se negando a fazer atividades relacionadas diretamente com a aprendizagem.
b)    Durante a “hora do jogo” :
ü  A criança teve iniciativa para realizar a atividade, mas se limitou a brincar com os objetos do kit casinha em miniaturas e com as bonecas, explorou a caixa por diversas vezes, voltando sempre para a mesma brincadeira; Não se arriscou em novas atividades mostrando recusa a desafios e propostas e total rejeição aos materiais didáticos da caixa.
ü  Durante o ato de brincar a criança revelou que possui uma estrutura familiar composta por Mãe, Pai e irmã que vive num mesmo núcleo familiar mostrando quebra de vínculo afetivo inesperado com a mãe que podem ter ocasionado recalques e frustrações em relação a sua maturidade, negando seu crescimento e evolução como indivíduo.
ü  A criança tem dificuldades de aceitação de regras e limites, entretanto entende a necessidade delas existirem. Reage com agressividade quando contrariada, mostrando instabilidade emocional e descontrole quando não é atendida.
ü  Luiza apresenta excelente articulação da linguagem, sabe se expressar e tem atitudes de liderança e autonomia;
ü   
       C)   ASPECTOS CORPORAIS E SENSORIAIS
ü  Não houve presença de nenhuma anormalidade sensorial que afete a aprendizagem (visão e audição);
ü  Não há alteração na linguagem falada ou corporal ,apresentando fluência na fala.
ü  Desenvolvimento psicomotor satisfatório para a idade cronológica de Luiza, brinca, pula, agacha, corre, anda, levanta e abaixa braços, ou seja, faz todos os movimentos psicomotores com precisão.

  SÍNTESE DOS RESULTADOS DA EOCA E HORA DO JOGO
            Diante das análises dos testes, entrevistas e atividades propostos nas sessões concluímos que Luiza demonstra que a criança apresenta DIFICULDADES de aprendizagem com relação a LEITURA e conseqüentemente, a escrita por questões emocionais e vinculares entre o sujeito da aprendizagem e o objeto do conhecimento podendo ser um transtorno de aprendizagem especifico da leitura e da escrita, como a dislexia e entendemos que há a necessidade da continuidade da avaliação Psicopedagógica com testes específicos para dislexia e as provas operatórias para avaliar o nível cognitivo de Luiza e comprovar a presença de um transtorno.
Não colocarei aqui conclusões, nem prognóstico e orientações porque não citarei todas as provas de avaliação feita com a criança. Posteriormente poderei fazer uma postagem com todas as etapas deste caso e sua conclusão.
As informações contidas neste caso são verdadeiras e só podem ser usado para Estudos científicos.




[1] Função semiótica é função responsável pela internalização de significantes e significados. ( Chamat, 2004, pag.99). Capacidade que o indivíduo tem de gerar imagens mentais de objetos ou ações.( GLOSSÁRIO DE TERMOS PIAGETIANOS).

Obrigado pela sua visita em nosso blog.Continue lendo nossas postagens


12 comentários:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, claro que irei retribuir seguido também o seu blog. Minhas saudações.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, postagens maravilhosas e interessantes, sou Psicopedagoga e dá vontade de não sair mais daqui!!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. saludos desde venezuela trabajo con posicopedagogia un abrazo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do estudo de caso e esclarecimento da EOCA.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. estou bastante satisfeita com o estudo de caso uma vez que em angola pouco ou nada se fala sobre o papel do psicopedagógico nas instituições de educação e não so gostei e quero ter mais conhecimento sobre os diagnosticos

    ResponderExcluir
  9. O seu blog tem me ajudado bastante. Estou terminando a pós em Psicopedagogia e vc nos passa o conteúdo de forma simples ,clara e objetiva. sou grata !
    Patrícia Costa - Saquarema - Rj

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu estudo de caso. Estou cursando a Psicopedagogia e será de bastante valia dar continuidade a este atendimento. Obrigada por compartilhar conosco! Abraços.

    ResponderExcluir

Para receber novidades deixe seu e-mail

OBRIGADO POR SUA VISITA AMIGO(A)!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
PARA BAIXAR LIVROS E APOSTILAS GRATIS CLIQUE AQUI