PARTICIPE

PARTICIPE
150,00 A MENSALIDADE

Dicas de Projetos

Seja bem vindo(a) amigo(a) deixa um comentário por favor é nosso feedback.

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA ENSINO INFANTIL OU FUNDAMENTAL
Por : Jossandra Barbosa


Este projeto visa servir de base para o  planejamento para abrir um negócio na área educacional.(São apenas sugestões)

Algumas dicas e reflexões antes de abrir sua escola....


            Investimento...
Abrir um negocio na área educacional de pequeno porte exige um investimento inicial de no minimo 20.000,00. Você deve colocar dentro do seu projeto gastos principais como reforma do local, aluguel, materiais de uso imediato como cadeiras, mesas,quadros (veja alista no final do post) e material de divulgação.

            Documentação...
A documentação não é necessária que fique pronta tudo de uma vez só. No decorrer do primeiro ano vá dentro entrada em tudo.
Faça um acordo com os professores, faça contratos temporários e estabeleça valores fixos das aulas de acordo com a tabela do sindicato de sua região.
Tenha cuidado pois a multa para trabalho sem carteira assinada é alta equivalente a uns R$ 600,00 por cada trabalhador fora outras multas que você leva. Quem denuncia são , geralmente são os próprios funcionários.Ei, Atenção!!!NUNCA faça contratos e acordos somente verbais. Documente tudo!!!!Tenha o hábito de fotocopiar todas as contas que paga em processos tudo conta até um simples recibo assinado.
                                  
         Quantidade ou qualidade....

      Comece com a quantidade necessária, não comece com todas as séries , vá crescendo na medida dos anos passarem.Pois se sua qualidade for boa , os alunos ficam e vão trazendo mais outros e sua escola vai crescer.
Com um bom investimento e excelente qualidade a tendência só é o crescimento de seu negócio. Exige dedicação, esforço, paciência, dinheiro e principalmente talento empreendedor.
                                  
        Liderança....

   Ser proprietário de um escola exige que você seja um profissional que saiba trabalhar em grupo, gerenciar um negócio que implica resultados não precissos como é a educação, necessita de uma coordenação criativa, firme e inovadora. Pois é necessário que a escola esteja competitiva diante das que já oferecem o mesmo serviço.Seja organizado com documentação, use agenda orgaizada de seu horários e atividades.Assine revisa, leia em blgs e redes socias as tendências de mercado educacional.
Seja um líder colaborativo. Comportamentos como gritar seus funcionários ou ser do tipo amigo demais não funciona. Tudo tem que ser no limite certo. Seus funcionários devem sentir segurança em seu trabalho,em sua liderança (mesmo que você não saiba fazer algo-mostre que tem segurança para aprender). 
Nao se isole em sua diretoria e não se preocupe somente com as entradas e saídas , conheça sua escola profundamente, fale com seus alunos, ande pela escola, visite as salas, ande pelo recreio, veja o comportamento dos funcionários, converse com eles constantemente e não somente em reuniões, tenha contato com os pais.Participe das festinhas , passeios e atividades culturais ou seja ser um líder é saber o que os outros esperam de você e estar preparado para superar as expectativas com confiança, simpatia e autoestima.

     O nome da escola...

       O nome do seu estabelecimento é muito importante, tanto quanto a decoração.Muitos pais resolvem colocar seu filho numa escola devido a uma visita que fez, ou porque alguém indicou.

     Nome de Santos, de familiares, políticos e de intenções religiosas não são muitos comerciais e não pegam rápido. O mas indicado são nome rápidos e de impacto. Nome muitos longos e com escrita difícil também não devem ser usado, pois lembre – se que, o ramo escolar é um ramo competitivo e a divulgação é a arma do negocio e tempo é dinheiro. Nomes muito grandes gastam tempo em vinhetas para radio e TV, ocupam muito espaço nas notas de jornais, panfletos m, cartazes e outdoores.

Escolha nome que grudem no ouvinte....
             

        A decoração.....

         A decoração da escola deve ser pensada por ambiente, cada nível de ensino exige uma decoração diferente. As cores também deve ser pensada levando em conta as necessidades especiais. Cores muito forte deixam as crianças mais propensas a agitação, e falta de concentração. Crianças com autismo e TDAH requerem ambientes de ensino mais tranquilos e sem muitos estímulos.
O ensino infantil á um leque de variedades de decoração mas três coisas não pode faltar na decoração da sala de aula: mural de aniversariantes, mural de atividades diárias e estímulos para leitura.
o ensino fundamental as salas não precisam de muita decoração, pois o nível de concentração dos alunos é bem mais exigido, muitos estímulos podem tirar o foco da aula e do professor, mas murais e mapas são sempre indispensáveis. Assim como lembretes de regrinhas, boas vindas o importante que a sala esteja sempre limpa, arejada e com a pintura renovada para que o aluno se sinta num ambiente saudável e acolhedor.
Escolha uma cor para ser padrão. Use-a nos fardamentos escolares e no fardamento dos professores.

         Sua recepção ...sua porta de entrada para novos clientes.    
    Outro detalhe é o atendimento aos pais. Observa-se em muitas escolas que ao falar sobre o trabalho da escola fica muito a desejar por parte de quem estar apresentando a escola aos pais que visitam em busca de informação A pessoa responsável por tal função deve conhecer profundamento todas as áreas da escolas e sua proposta metodológica, além de ser alguém simpática que transmita aos pais entusiasmo e confiança.
                                  
            Preçossss....R$$$$$

Os pais buscam uma escola também por preço, mas o mais barato nem sempre é a melhor opção, por isso barato demais deixa os pais desconfiados de sua qualidade e atrai um público que talvez lhe traga aborrecimentos. Faça uma pesquisa em todas as escolas de sua perimetro, faça uma tabela e analise da mais cara a mais barata e tente colocar seu preço intermediário. Lembre-se: barato demais não cobrirá suas despesas e caro demais não atrairá muitos clientes.Os lucros de uma escola só são sentidos depois de dois anos de investimento.

              O contrato....


     Durante a matrícula o contrato deve ser assinado e lido pelos pais. A lei proibi a escola de reter documentos, de proibir alunos de fazerem provas e de constranger pais e alunos com cobranças inoportunas então tenha cuidado com sua política de cobranças, pois podem geram processos de doer a cabeça.O processo de pagamento através de boletos bancários é a melhor forma, pois receber dinheiro na escola pode atrair assaltos e sequestros. Muitas são as empresas terceirizadas que oferecem este serviço e cobram taxas que variam de 1,50 a 2,50 por boleto pago.  O você pode fazer um contrato direto com um banco , mas as taxas são um pouco maiores. Este contratos funcionam assim : os pais pagam para o banco ou para a prestadora de serviço que por sua vez depositará uma vez por semana tudo que foi pago já com os descontos das taxas em sua conta bancária concorrente ou poupança.

          Sua metodologia de ensino....

      A metodologia de ensino de sua escola pode ser bem diversificada.Não precisa segui uma única corrente pedagógica ou um único teórico o importante é você deixar claro em seu projeto político pedagógico que teorias norteará o trabalho dos docentes de sua escola.

       O livro didático....

A escolha de livros deve ser de acordo a corrente pedagógica que você escolheu. As amostras das coleções dos livros são fornecidas a partir do mês de setembro de todas as editoras basta entrar em contato e solicitar um representante para seu cadastro. Lembre também que qualidade não é preço, nem livro da moda Não escolha uma coleção só porque todo mundo (de outras escolas ) estão adotando. Lembre-se vc está entrando no mercado, tem que levar em conta preços dos livros e quantidade de material os pais muitas vezes comparam listas das escolas e terminam escolhendo aquelas que tem um orçamento de gastos menor.
A quatidade de livros e paradidáticos também deve ser pensada com cuidado, listas longas e caras deixam muitos pais em situações de mudar de escola e procurar novas propostas.
Lembre-se: cuidado com as propostas de algumas editoras para que você adote listas de livros fechadas. Ou seja , a editora traz uma lista (sem nome dos livros) só com o local de venda) e lá o pai já recebe todos os livros adotados. Geralmente algumas editoras grandes oferecem subsídios para a escola ( dinheiro para a escola investir na reforma, ou agendas para vc vender a seus alunos,cartazes ou oudres- depende muito do tamanho da escola- em troca desta lista fechada ). A lista fechada pode lhe trazer grandes problemas: os pais serão obrigados a comprar em um único lugar ( o que o código de defesa do consumidor proibi) e segundo os pais poderão comprar livros errados, já que eles não tem uma lista com os nomes e somente os vendedores tem acesso a lista e a correria no periodo de vendas é muito grande a possíbiidade de erros aumenta.

              O fardamento....
 A escolha do fardamento deve ser de acordo com a sua regionalização, mas segue um  padrão. NO ensino infantil pode ser usado calças e  bermudas tanto para meninas quanto para meninos, o uso de saia não é muito recomendável. NO ensino fundamental de 6 º ao 9º ano e ensino médio pode-se adotar um Jeans , calças de terbrin ou malha personalizada. Coloque no seu regimento escolar a obrigatoriedade do uso do fardamento completo para os alunos pois eles sempre tenderão a descumprir esta parte. Não esqueça de colocar no regimento que eles não poderão alterar a farda, pois os pré-adolescentes gostam de cortar as camisetas, ou remodelá-las e até mesmo risca-las durante o ano.(Lembre-se seu regimento interno é sua lei, é nela que você se sustentará em momentos de crises com alunos, como indisciplina, quebra de contrato, falta de pagamento, descumprimento de horário, desrespeito aos professores e etc deve ter tudo descrito no regimento com as devidas punições caso tais regras sejam infringidas.

          A informatização...

         Invista em informatização na sua escola. É um grande segredo para o sucesso. Compre programas de gerenciamento da escola, organize tudo em pasta, contrate pessoas com habilidades e experiência em informatica. Tudo deve ser informatizado. Crie páginas nas redes sociais, crie grupos da sua escola, mantenha contato com os pais através de e-mail ( não coloque apenas recados nas agendas) mas tenha contato com os pais através de facebook, whatsapps, sms ou outro meio interativo.

        A importância do Psicopedagogo...

                                   O psicopedagogo institucional  é profissional que pode fazer a grande diferençaemsua escola.Ele está preparado para lidar com situações que envolva a inclusão de crianças com deficiencia , dificulades e transtornos de aprendizagem que são comuns no dia – a dia de toda escola. Além disso este profissional trabalhara o coletivo, a auto estima de seus alunos e de seus professores orientando sua escola a estar sempre refletindo sobre sua qualidade e eficiência.

      Um pedagogo ou um psicopedagogo....

O trabalho do pedagogo é bem diferente do psicopedagogo. O primeiro é responsável pelo acompanhamento pedagógico da escola como: planejamento dos professores, planos de aulas, recursos didáticos, avaliações, notas, atividades diárias  dos alunos , planejamento de reuniões e acompanhamento do rendimento dos alunos.Além do contato com os pais em caso que necessitem sua presença na escola. Já o psicopedagogo visa assistir as dificuldades dos alunos e dos professores. Crianças com dislexia, autismo, deficiências, hiperatividades hoje possuem suas matriculas em salas regulares e são amparadas em leis vigente, por isso nenhuma escola pode negar atendimento a esta clientela. Com isso o trabalho do professor aumenta e a necessidade de ajuda também. Cabe o psicopedagogo oferecer aos professores recursos e atividades que possam auxilia-los na inclusão destes alunos, assim como identificar transtornos e distúrbios em crianças não diagnosticas e encmainha-las ao tratamento psicoterapeutico em clinicas ou em locais que os pais conseguirem tratamento.

          Tem segredo para o sucesso...

Não. Aqui estão apenas dicas que podem conduzir você ao sucesso no ramo educacional. Mas muitos outros fatores também influencias, tais como investimento em atividades extras, aulas passeios, recursos multmidias, professores de qualidades e experiencias e acima de tudo a sua capacidade de gerenciar seu negócio.
Tenha cuidado com as entradas e saída. Com gastos, investimentos e
pagamentos. Se possível faça cursos de atualização em gestão e gerencia de recursos, de pessoas , pesquise tendencias educativas, invista em seu corpo docente com oficinas psicopedagogicas, compra de liro, pagamento de isncrições em eventos educacionais e politica e crescimento pofissional.Nada melhor do que funcionáro motivado.Como fazer isto? Sortei bolsas de pos – graduações ou de cursos de atualizações, realize festa de interação entre a equipe, LEMBRE SEMPRE dos aniversariantes  compre uma lembrancinha, mande uma mensagem, congratule também nos momentos tristes, seu funcionário é uma PESSOA  que trabalhará mais se ele se sentir FELIZ E REALIZADO em sua empresa.
E lembre-se que:

Normas também são necessária. Cobre pontualidade nos horário e cumprimento de tarefas. Não tenha medo de retirar aqueles profissionais que não te dão resultados ou que incitam os outros a não produzirem, pague seus direitos e substitua pois o rendimento de todos podem ser prejudicado por causa de fofocas e intrigas.
Espero ter contribuído com suas espectativas ao ler este material. Agora é arregaçar as mangas, preenche seu projeto, levantar verbas e mãos a obra.

Boa sorte e te desejo muito sucesso.

  

OBJETIVO GERAL:


v Implatação de escolas do ensino infantil e fundamental;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

v OFERECER ENSINO DIDÁTICO A CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS DIVIDIDOS NAS SEGUINTES SÉRIES:
Þ   MATERNAL – 2  ANOS A 2 ANOS E 11 MESES
Þ   INFANTIL 1 – 3 A 3  ANOS E 11 MESES
Þ   INFANTIL 2 – 4 ANOS A 4 ANOS E 11 MESES
Þ   INFANTIL 3 – 5 ANOS A 5 ANOS E 11 MESES


v     OFERECER AULAS DE DANÇA, NATAÇÃO E ESPOSTES RECREATIVOS;

v     TER UMA BRINQUEDOTECA CONTENDO: MESAS, CADEIRAS, CANTINHO DA LEITRUA, CANTINHO DE BRINQUEDO, TV  E DVD, TATRO DE FANTOCHES, ETC.

v   OFERECER MATERIAL DIDÁTICO PRÓPRIO;

v   OFERECER UMA ÁREA DE RECREAÇÃO COM PLAYGROUND;

v   TER UMA PISCINA;

v   TER UMA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO PARA O ENSINO INFANTIL II E III.

v   Acrescentar o que mais vc vai oferecer.



RECURSOS HUMANOS

v 8 PROFESSORES
v 2 AUXILIAR – PARA MATERNAL
v 2 AUXILIAR PARA INFANTIL 1
v 1 COORDENADORA
v 1 DIRETOR(A)
v 1 PSICOPEDAGOGA
v 1 SECRETÁRIA
v 1 CANTINEIRA
v 1 SERVICOS GERAIS
v 1 RECREADORA ESPORTIVA
v 1 PROFESSORA DE DANÇA
v 1 PROFSSOR DE KUNG FU
v 1 PROFESSOR DE NATAÇÃO

GASTOS COM RECURSOS HUMANOS

QTD

                         DESCRIÇÃO

R$ - unitário

        R$
08
PROFESSORES


04
AUXILIARES


01
SECRETÁRIA


01
CANTINEIRA


01
SERVIÇOS GERAIS


01
PROFESSOR DE KUNG FU


01
PROFESSOR DE BALLET


01
RECREADORA ESPORTIVA


01
PSICOPEDAGOGA


01
PROFESSOR DE NATAÇÃO


01
COORDENADORA









RECURSOS PARA DIVULGAÇÃO


PANFLETOS



CARTAZES



FAIXAS



MÍDIA EM RÁDIO



AUTDOORS



FOLDERES EXPLICATIVOS



MIDIA EM TV



MIDIA NAS REDES SOCIAIS




RECURSOS FINANCEIROS



QTD

                         DESCRIÇÃO

R$ - unitário

        R$
05
ESTANTES


05
BEBDOURES DE GARRAFÕES


03
QUADROS EM ACRILICO


25
MESAS DE MADEIRA P


100
CADEIRAS DE PLASTICOS P


01
MULTIFUNCIONAL


01
PISCINA


01
ESCORREGA


01
BALANÇO


01
BIRÔ


01
CADEIRA P/ BIRO


04
MSAS DE PLÁSTCOS P


16
CADEIRAS PLAST DECORASD


 05
VENTILADORES DE PAREDE



MATERIAIS DE DECORAÇÃO
EVA
CAMURÇA
LAMINADOS
COLA




05
PORTA MOCHILAS E LANCHEIRAS



OBJETOS DE DECORAÇÃO DA
DIRETORIA:




01
ESPELHO PARA A SALA DE DANÇA



COLCHONETES P MATERNAL



MATERIAL PARA REFORMA
TINTAS
CIMENTOS
AREIA
MASSARAR
PEDREIRO




02
SOM PEQUENOS P SALAS



SISTEMA DE SOM INTERNO


01
ESTANTE P LIVROS


01
RACK PARA VIDEO E TV


05
PIAS PEQUENAS


05
TORNEIRAS E CANOS


02
MESAS COM BANCOS DE CIM


03
BANCOS DE CIMENTO


01
FOGÃO DE BRINQUEDO


01
GELADEIRA DEBRINQUEDO


01
SANDUICHIRA


01
LIQUIDIFICADOR


01
BERÇO



MATERIAL PARA RECREAÇÃO ESDPORTIVA: bamboles, cordas, bolas, sacos,etc.



Computadores





































































DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA para a Escola Funcionar

·        CNPJ DE PESSOA JURÍDICA – CUSTA EM MÉDIA 450,00
·        CONTRATO SOCIAL DA ABERTURA DA EMPRESA
·        ABERTURA CONTA CORRENTE
·        ALVARA DA PREFEITURA-VALOR DEPENDE DE CADA MUNCIPIO
·        ALVARA DO CORPO DE BOMBEIRO
·        PROJETO POLÍTCO PEDAGOGICO
·        REGIMENTO INTERNO
·        MANUAL DO ALUNO
·        AUTORIZAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO
·        EM CASOS DE ASSOCIAÇÕES:
a)     Ata de Abertura
b)    CNPJ
c)     Ata de criação do estatuto
d)    Ata de Assembleia da primeira diretoria
e)     Estatuto registrado em cartorio e assinado por um advogado

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA para contatos com profissionais e inspção do Miniséro do Trabalho:
·        Horário do trabalo
·        Livro de Assinatura dos Pontos
·        Livro de inspeção
·        Livro de Entradas e Saídas
·        Contratos de prestação de serviço temporário ou carteira de trabalhos assinadas;

Outros documetos devem ser providenciados pela serviço de contabilidade:
·        Pagamento de Imposto como o ISS e outros;
·        Pagamento de recolhimento de INSS;
·        Registro dos funcionarios no CAGED
·        Registro dos funcionarios no PIS(caso não tenham)
·        Recibos de pagamentos dos funcionários


 PARA BAIXAR ESTE PROJETO EM PDF CLIQUE AQUI



 PROJETO-PROJETO DE LEITURA....EM BREVE

Você conhece o caderno meia pauta? 
É com ele que daremos nossa próxima dica de projeto.
AGUARDE




5 comentários:

  1. Maravilhoso trabalho amiga, que bom poder contar com pessoas como você que pensa sempre no outro. Sucessos

    ResponderExcluir
  2. um dia eu te procuro,vou querer maiores orientações de como montar a minha escola,gostaria de saber se você dá assistência pessoalmente,como é que funciona se caso eu vier a precisar de você futuramente?obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelly podemos combinar uma assesoria sim, pode ser presencial ou on line. A partir de fevereiro estarei divulgando meu novo espaço de atendimento você pode fazer sua assessoria nele ou eu posso ir até você.meu e-mal jossandrabarbosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este modelo de projeto. Tá de parabéns. Aliás, você é muito corajosa em suas colocações principalmente sobre a questão de ser ou não ser associada. Também não sou, é muito caro.

    Atenciosamente,
    Maria da Glória Jordão

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR SUA VISITA AMIGO(A)!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
PARA BAIXAR LIVROS E APOSTILAS GRATIS CLIQUE AQUI