O JOGO SIMBÓLICO E SUA FUNÇÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Jean Piaget (1945) caracterizou o brincar na fase
infantil em três etapas: o jogo de exercício, o jogo simbólico e o jogo de
regras.
O jogo simbólico é normalmente encontrado nas
crianças na fase pré-escolar que vai dos três aos cinco anos de idade se estendendo
até aos sete e oito anos. Esses dados podem ser facilmente alterados pois é
muito comum vermos crianças de nove e dez anos brincando em um mundo imaginário
cheio de fantasias.
O jogo simbólico e assim caracterizado pela
presença de um objeto que na visão da criança pode ser transformado mentalmente
em qualquer objeto imaginário. Por isso é muito comum os meninos fazerem de
carrinho a caixa de fosforo, o controle remoto, os óculos de sol dos pais, o
celular vira um avião, a colher vira um alienígena na hora do almoço.
O jogo simbólico tem importância fundamental na
socialização da criança à cultura que está inserida. Ao brincar de casinha,
médico, escolinha, policia a criança reproduz o mundo da forma que ela o
concebe, o reinventa da forma como o deseja.
Ela tematiza, representa papeis, vive situações,
refleti sobre a cultura de seu povo, tradições religiosidade e hábitos
sociais. Na obra 4 cores, Senha e Dominó de Lino de Macedo o autor coloca
nesta fase os esquemas simbólicos tem diferentes significados e significantes
" o significante é a ação, o objeto e o significado é aquilo que a ação
realiza" dessa forma o significados das brincadeiras simbólicas podem ser
os mais variados possíveis pois " na brincadeira a criança tem liberdade
para decidir" e assim dar suas próprias explicações, teorias e verdades
sobre as coisas que lhe cerca.
Os jogos símbolos além de prazeroso para as
crianças exerceram fortes importância em seu desenvolvimento cognitivo. O
jogo simbólico estimula a criatividade, a auto estima, a comunicação verbal,
capacidade de expressar o que sente e até mesmo expressar brincando situações
de conflito, abuso sexual, violência na escola ou domestica, bullying e outros
fatores.
Os pais não devem ficar assustados com seus filhos
falando sozinhos ou fazendo aquela bagunça com as roupas já guardadas nas
gavetas, ou sandálias da mamãe. Brincar é expressar-se, é exprimir o que
se sente e o que a criança acha de tudo que a cerca.
Os pais devem ter cuidado com o excesso de
brinquedos eletrônicos e o uso de Tv, estimule os jogos simbólicos presenteando
seus filhos com brinquedos mais simples, ou construindo novos brinquedos de uma
forma divertida e compartilhada em casa mesmo usando pequenos objetos que
seriam jogados fora.
.CONSULTAS;MACEDO, L. De. (org). 4 Cores , Senha e
dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagogica.
6ª edição. São Paulo, Casa do Psicologo. pag.157-162
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