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domingo, 27 de julho de 2014

O jogo simbólico e sua função social no desenvolvimento da criança

O JOGO SIMBÓLICO E SUA FUNÇÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


Jean Piaget (1945) caracterizou o brincar na fase infantil em três etapas: o jogo de exercício, o jogo simbólico e o jogo de regras.

 

O jogo simbólico é normalmente encontrado nas crianças na fase pré-escolar que vai dos três aos cinco anos de idade se estendendo até aos sete e oito anos. Esses dados podem ser facilmente alterados pois é muito comum vermos crianças de nove e dez anos brincando em um mundo imaginário cheio de fantasias.

 

O jogo simbólico e assim caracterizado pela presença de um objeto que na visão da criança pode ser transformado mentalmente em qualquer objeto imaginário. Por isso é muito comum os meninos fazerem de carrinho a caixa de fosforo, o controle remoto, os óculos de sol dos pais, o celular vira um avião, a colher vira um alienígena na hora do almoço. 

 

O jogo simbólico tem importância fundamental na socialização da criança à cultura que está inserida. Ao brincar de casinha, médico, escolinha, policia a criança reproduz o mundo da forma que ela o concebe, o reinventa da forma como o deseja.

 

Ela tematiza, representa papeis, vive situações, refleti sobre a cultura de seu povo, tradições religiosidade e hábitos sociais. Na obra 4 cores, Senha e Dominó de Lino de Macedo o autor coloca nesta fase os esquemas simbólicos tem diferentes significados e significantes " o significante é a ação, o objeto e o significado é aquilo que a ação realiza" dessa forma o significados das brincadeiras simbólicas podem ser os mais variados possíveis pois " na brincadeira a criança tem liberdade para decidir" e assim dar suas próprias explicações, teorias e verdades sobre as coisas que lhe cerca.

 

Os jogos símbolos além de prazeroso para as crianças exerceram fortes importância em seu desenvolvimento cognitivo. O jogo simbólico estimula a criatividade, a auto estima, a comunicação verbal, capacidade de expressar o que sente e até mesmo expressar brincando situações de conflito, abuso sexual, violência na escola ou domestica, bullying e outros fatores.

 

Os pais não devem ficar assustados com seus filhos falando sozinhos ou fazendo aquela bagunça com as roupas já guardadas nas gavetas, ou sandálias da mamãe. Brincar é expressar-se, é exprimir o que se sente e o que a criança acha de tudo que a cerca.

 

Os pais devem ter cuidado com o excesso de brinquedos eletrônicos e o uso de Tv, estimule os jogos simbólicos presenteando seus filhos com brinquedos mais simples, ou construindo novos brinquedos de uma forma divertida e compartilhada em casa mesmo usando pequenos objetos que seriam jogados fora.

 

.CONSULTAS;MACEDO, L. De. (org). 4 Cores , Senha e dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagogica. 6ª edição. São Paulo, Casa do Psicologo. pag.157-162

 


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