PARTICIPE

PARTICIPE
150,00 A MENSALIDADE

sábado, 23 de agosto de 2014

Qual a hora certa de tirar seu filho da sua cama e colocá-lo para dormir sozinho? Como fazer isto sem sofrimento?


A difícil hora de dormir durante a infância. 

Quem é mãe e pai sabe quanto é difícil os primeiros anos de vida de uma criança na hora de dormir. Quantas noites mal dormidas, onde você acorda várias vezes a noite porque seu filho chora sem explicações. Quantas vezes o papai dorme no sofá, no colchãozinho e até na quarto dos fundos ou no das visitas porque seu filho não sai da cama do casal.Ou você dorme toda torta porque seu filho dorme bem no meio da sua cama entre a mamãe e o papai.
Manter uma vida sexual no casamento durante os primeiros anos de vida dos filhos é um tarefa bem difícil e o sono das crianças é um dos maiores empecilhos para que o casal continue a frequência das relações sexuais.
Qual a hora certa de tirar seu filho da sua cama e colocá-lo para dormir sozinho? Como fazer isto sem sofrimento?
Queremos aqui contribuir com as famílias neste processo geralmente difícil e doloroso.Ser mãe e pai não é uma tarefa fácil e nem vem com manual de instrução. Muitas opiniões são dados do tipo "No meu tempo era assim".."O meu filho não fazia isto" ..."Vocês é que estão colocando este menino(a) em mal costume".
A verdade é que você pai e mãe não erra de proposito ou não faz nada para prejudicar seu filho. Mas sim na tentativa desesperada de fazê-lo estar bem a qualquer custo mesmo que em detrimento de suas prioridades.
A escolha de colocar o berço junto a mãe quando o bebe nasce geralmente se dá por dois fatores: necessidades financeiras ou o medo de não atender o bebê quando ele chorar.
Toda mãe biológica ou não sente inconscientemente um medo constate de perder o filho. Há aquelas que quando estão gravidas sonham com a perca do filho ou que não conseguem alimentá-lo. Isto se dá pela tensão do compromisso de cuidar de outra pessoa completamente dependente de você. Desta forma a m~e, principalmente, tenta ter o bebê o mais perto de si para assim sentir-se segura e capaz de protegê-lo e satisfazê-lo.
Entretanto tal ansiedade deve ser controlada , para que traga comportamentos de dependência e manipulação por parte dos pequenos. Desde de muito cedo as crianças entendem que uma ação sua causa uma reação dos pais e dos que estão ao seu redor. Desta forma se eles choram para obter algo e os pais respondem imediatamente com o que a criança solicita, mesmo sem observar se ela realmente necessita, a criança compreende que sempre que ela quiser vai chorar e obter uma resposta a seu favor.
Isto também acontece na hora de dormir.
Quando a criança completa um ano de vida ela já entende as expressões humana dos rostos dos pais e das pessoas que a cercam e já interagem com os pais de forma a deixá-los felizes com suas lindas gargalhadas.
Entretanto nesta idade, mesmo sendo um lindo bebezinho, os pais já devem ir mostrando regras e limites para que elas entendam o que pode e não podem fazer. A hora de dormir é uma delas. Veja o que você deve evitar:
-Evite colocá-lo seu filho para dormir em sua cama com o propósito de depois levá-lo de volta para o quarto, pois se ele acordar neste processo reclamará e exigirá voltar para a cama dos pais;
- Mamadeiras na madrugada são um grande problema. Vá diminuindo a frequência que a criança se alimenta a noite até chegar o ponto que ela tome a ultima mamadeira por volta de dez horas da noite.
- Não coloque TV ou computadores dentro do quarto, e se houver não usem enquanto coloca as crianças para dormir;
- Não escolha cores vivas e estimulante para a decoração do quarto tipo rosa demais, azul demais, tudo demais deixa a criança mais agitada.
Depois de evitar algumas situações procure:
-Estabelecer o mesmo horário para dormir. mesmo as bem pequenas elas entendem que depois do jornal é a hora de dormir, ou depois daquele desenho que ele gosta, chegou a hora de dormir.
-Não espere seu filho ter sono para dormir. a hora de dormir deve ser um hábito, mesmo nos finais de semana. Só deve ter exceções em dias especiais, de uma festa de aniversário ou naquela viagem.
- Faça da hora de dormir ser uma rotina, criança precisa de regras e rotinas. Escovar os dentes, beijo na mamãe e papai, ler um pouco, ouvir uma estória no caso dos menores, ficar um pouco com a mãe e então dormir.
- Tire um tempo para você e seu filho. Não é gritar "Vai dormir menino!!!" e pronto. Vá lá no quarto, abrace, beije, faça a oraçãozinha (dependendo de sua religião) e depois saia.
- Deixe apenas a luz do abajur ligada, para criar um clima mais tranquilo. Depois você apaga a luz quando ele dormir.

Se você educa seus filhos desde do inicio assim, não terá problemas para continuar. Mas se você não consegue seguir nada disso observe se o problema não está nos adultos e não nas crianças. Observe:
- Se a crianças escolhem que hora vão dormir;
- Se os adultos mandam elas dormirem mas continuam com som ou TV alto chamando a atenção delas;
- Se Se os pais passam o dia fora e a criança não está tendo contato afetivo com os pais, desta forma chorar e pedir pra dormir com os pais pode ser uma forma dele pedir atenção.
-Se na alimentação da criança não está tendo muitos alimentos estimulantes como café, refrigerantes, conservantes, doces, etc;
Se a família está sob stress, angustia e ansiedade. As crianças também absorvem os problemas dos adultos. Elas se envolvem dentro de todo o conflito familiar sob diversas formas. Fazer xixi na cama , chorar para dormir com os pais ou medo de dormir podem revelar outros problemas que devem ser investigado por um profissional da saúde da criança.

Espero ter contribuído para que você, pais, reflita não apenas no choro do seu filho e teima em dormir no quarto dos pais, mas que você passe a observar de quem é a culpa, do seu comportamento? Então vamos lá, veja o que você pode fazer para mudar esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR SUA VISITA AMIGO(A)!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
PARA BAIXAR LIVROS E APOSTILAS GRATIS CLIQUE AQUI